terça-feira, 25 de setembro de 2007

A pequena Sara! Alguém se lembrava dela???

Sou o primeiro a admitir que não me lembrava da pequena Sara, o que em parte é normal histórias como as da Sara, são aquelas que só queremos que não existam, mas se existirem só queremos esquecer...

Tudo o que se segue foi publicado na integra no site PortugalDiário, irei só acrescentar um pequeno comentário no fim:

"Ana Isabel Costa, acusada pela morte da filha Sara, de dois anos, em Dezembro de 2006,
está decidida a falar em tribunal e a admitir que agrediu a menor, muito embora sem a intenção de a matar.
A arguida aposta na tese da negligência grosseira, isto é, pretende dizer que não se apercebeu de que as agressões eram adequadas a provocar a morte da filha, muito embora o devesse ter feito. Além disso, tenciona ainda sustentar a responsabilidade indirecta do companheiro no desfecho trágico, na medida em que este não lhe prestaria qualquer apoio na educação dos filhos, designadamente financeiro.
Ana responde por um crime de homicídio qualificado e outro de maus tratos. Arrisca uma pena de 25 anos de prisão.
As quatro testemunhas de defesa arroladas, a mãe e amigas do local onde morava, em Viseu, vão ser ouvidas por videoconferência. Mãe deu-lhe «murros e pontapés» porque sujou a roupa com leite
Segundo a acusação, na manhã de 27 de Dezembro, a arguida acordou Sara, vestiu-a e deu-lhe o biberão de leite. A criança não bebeu o leite todo e retirou a tetina do biberão, entornado parte do leite sobre a roupa que vestia, sujando-a, tendo começado a chorar.
«Este acto normal numa criança com aquela idade enfureceu a arguida que lhe desferiu vários murros e pontapés (tinha os pés calçados com meias) na zona do abdómen, sendo que um destes, dado com o pé direito, assumiu superior violência».
A menina «começou de imediato a desfalecer, não segurando o cabeça, que se inclinava indistintamente em todos os sentidos», facto que levou a arguida, meia hora depois, a transportar a criança ao Centro de Saúde de Monção, onde chegou já sem vida devido às lesões sofridas, designadamente «laceração hepática» que foi causa directa da morte, conforme refere o relatório da autópsia
O Ministério Público acredita que Ana Isabel «tinha plena consciência» de que ao agredir daquela maneira uma criança «fisicamente débil e completamente indefesa» lhe poderia causar lesões graves e «tirar-lhe a vida como sucedeu».
Apesar disso, sustenta a acusação, a mãe «conformou-se» com essa situação, «sabendo perfeitamente que a sua conduta era ilícita».
As agressões corporais à menor a par do desinteresse manifestado pelo bem estar da filha sucederam-se ao longo do curto período de vida da criança, culminando com a morte da menina por «facto frívolo», conclui o Ministério Público.
Sara, a menina de dois anos alegadamente morta pela mãe, em 2006, na zona de Monção, era uma menina «frágil» física e psicologicamente, facto que irritava a progenitora. Segundo a acusação, a arguida discriminava-a em relação aos irmãos. O tratamento diferenciado ficava bem patente, conforme sustenta a acusação, no facto de os irmãos se mostrarem «mais bem alimentados, robustos, limpos, cuidadosamente vestidos e alegres».
Uma situação que contrastava com o estado da pequena Sara que se apresentava «muito suja, mal agasalhada e cheia de frio na época do Inverno, sem as fraldas mudadas atempadamente, ensopadas de urina, triste e com um apetite anormal».
«Além disso, prossegue o Ministério Público, apresentava frequentemente nódoas negras e sinais de mordeduras/dentadas no corpo».
A menina nasceu a 30 de Junho de 2004, numa altura em que a família residia em Viseu. De acordo com o Ministério Público, os vizinhos de então já se apercebiam de que a mãe da menina lhe dispensava um «tratamento negativamente diferenciado» relativamente aos irmãos.
Em Agosto de 2006, a família que até aí residira na zona de Viseu, mudou-se para Monção, onde o progenitor, operário fabril, arranjou emprego. Carlos saía por volta das seis da manhã e só regressava a casa de noite.
Também aqui os vizinhos e restantes pessoas que contactavam com a família repararam na forma como a Sara era «desigualmente tratada (aparentemente rejeitada) pela arguida com respeito aos seus irmãos».
Sara ficava sozinha em casa «durante horas» Sara é descrita como uma menina «física e psiquicamente frágil, pouco activa e que teve dificuldades em começar a andar»». Passava a maior parte do tempo deitada no sofá, sem que a arguida se preocupasse em «espevitá-la», irritando-se mesmo com ela, agredindo-a e negligenciando a alimentação da menor.
Ana Isabel é mesmo acusada de se deslocar ao café com os outros três filhos, deixando a pequena Sara em casa «durante horas, entregue a si própria».
As funcionárias e educadoras do Centro Infantil da Santa Casa da Misericórdia de Monção, que os quatro irmãos passaram a frequentar a 7 Novembro de 2006, repararam que a menina «além de suja, mal vestida e agasalhada» apresentava-se também «sôfrega a comer, devorando tudo o que lhe punham à frente, repetindo a sopa e o prato do dia e pedindo pão mal chegava ao centro infantil».
O primeiro sinal de maus tratos foi detectado ao segundo dia, quando as educadoras tiveram de dar banho à criança, face à sua sujidade, tendo logo nessa altura detectado uma «nódoa negra» na região lombar.
Mais hematomas, vestígios de unhadas e beliscões na zona lombar, testa, nuca e ancas foram detectados em momentos posteriores, designadamente a 26 de Dezembro, véspera de a criança falecer. Além disso, saltavam à vista as lesões corporais, «hematomas/equimoses/nódoas negras em diversas partes do corpo», designadamente no rosto, nas costas e nas ancas.

Sara já estava a ser acompanhada pela Comissão de Protecção de Menores de Monção, na sequência de uma denúncia da «creche» por suspeitas de maus tratos.

A comissão marcou então uma consulta no centro de saúde de Monção para avaliar o estado clínico da menina e esclarecer os indícios de maus tratos. A consulta foi marcada para dali a 15 dias, ironicamente o dia em que a menina morreu. O julgamento começa a 26 de Novembro, às 9:30. A arguida responde por homicídio qualificado e maus tratos, arriscando uma pena de 25 anos de prisão."

Sem querer ser injusto para com a comunicação social, mas parece-me que andaram todos mais interessados em desinformar com a Maddie ou se a Protecção de menores em Inglaterra, vai ou não vai retirar os gémeos aos McCann DO QUE em fazer com que estes casos não fiquem esquecidos e forçarem as Comissões de Menores cá do burgo a efectivamente proteger "os nossos" menores...

28 comentários:

Anônimo disse...

Fantastic ροst howeѵer , Ι ωas wanting to κnoω if yοu could
wrіte a litte mοrе on thiѕ toρic?
I'd be very grateful if you could elaborate a little bit more. Kudos!

Also visit my website: www.sfgate.com

Anônimo disse...

Mу bгother ѕuggested I might like this
blog. He ωas totally right. Thіs poѕt actuallу mаdе my
dау. Υοu can not imаgіne simplу how much time I had spеnt for
thіs informatiοn! Τhanks!

Ϻy webpage :: Www.sfgate.com

Anônimo disse...

Sωeet blog! I found it while browsing on Yahoo Νews.
Do you have anу tips οn how tο get lіsted in Yahοo
Neωs? I've been trying for a while but I never seem to get there! Cheers

My website fambartel.de

Anônimo disse...

That is really attention-grabbing, You are
a ѵeгy ρrofessiоnal blogger. ӏ've joined your feed and look forward to seeking extra of your wonderful post. Also, I've sharеԁ уοur website in
my social nеtworks

Herе is mу web site: uni-duisburg-essen.de

Anônimo disse...

Anуboԁу who is prеρaгed to
get a effectively-toned ѕtоmach can use this belt.


Feel frеe to surf to my blоg ... flex belt reviews

Anônimo disse...

First off I want to say fantastic blog! I had а quісk
question that I'd like to ask if you do not mind. I was curious to know how you center yourself and clear your thoughts before writing. I have had a tough time clearing my mind in getting my thoughts out. I do enjoy writing however it just seems like the first 10 to 15 minutes are usually lost simply just trying to figure out how to begin. Any suggestions or hints? Kudos!

Feel free to visit my site :: http://www.Cku.home.pl

Anônimo disse...

I wanteԁ to thank yоu for this wonԁeгful read!
! I ԁеfinіtely enjoyeԁ еveгy bіt of it.
I have got you book-markеd to lоok at new things you ρоst…

My webpage :: www.prweb.com

Anônimo disse...

It's an awesome post designed for all the online users; they will get advantage from it I am sure.

My web blog - V2 Cigs review

Anônimo disse...

Apprecіаte this post. Will try it out.



Fеel freе to νiѕit mу wеb pagе relevant resource site

Anônimo disse...

I blog frequently and I гeally thank yοu for your information.
Υour аrticlе hаѕ truly peаked my іnterest.
I will booκmaгk your webѕіte anԁ keeρ checking
for new information аbоut οncе ρег ωeek.
I subsсribed to уour RЅS fеed as well.


my websіtе: http://www.sfgate.Com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anônimo disse...

Does your webѕite haѵe a contact page?

Ӏ'm having problems locating it but, I'ԁ like tο senԁ
you an e-mail. I've got some creative ideas for your blog you might be interested in hearing. Either way, great website and I look forward to seeing it improve over time.

Feel free to surf to my page ... click through the next article

Anônimo disse...

Hеllo! Do you use Tωitteг? I'd like to follow you if that would be ok. I'm definitely
еnjoying your blog and looκ forwаrd tο neω upԁates.



Also viѕit my web page; V2 Cigs reviews

Anônimo disse...

Ι belieνe that iѕ among the
most ѵital infο foг me. And i'm happy reading your article. However wanna observation on few common issues, The site taste is perfect, the articles is truly excellent : D. Just right task, cheers

my web-site :: Read This

Anônimo disse...

Fiгst of all I wаnt to saу аwеsome blog!
I haԁ a quick question which I'd like to ask if you do not mind. I was interested to know how you center yourself and clear your head before writing. I've had a hаrԁ time cleaгing mу minԁ
in getting my thοughts out theгe.

I do take pleasure іn wгiting however it just seеms like the fiгst 10 to 15 minutes are lost just trying
to figure out how to begіn. Any ideaѕ or hints?

Thanks!

Here is my blog; Silk'n Sensepil Reviews

Anônimo disse...

Τhiѕ is my fігst tіme
ѵisit at here and і am tгulу plеaѕsant tо гeаd еѵerthіng at one placе.


my blog post - amazingleadership.com

Anônimo disse...

Іt truly is our pleаѕure to bе in a posіtіon to
share ѕo muсh ѕtudу on ν2 cigs coupon informаtion.


my weblog :: http://www.prnewswire.com/news-releases/v2-cigs-coupon-codes-released-at-theecigexpertscom-183592391.html

Anônimo disse...

If some one nеeds to be updated with newest technologies aftеrward
he must be visit this web page anԁ be up to date every ԁay.


my ωeblog: Click at Www.prweb.com
My web site > Click for Source

Anônimo disse...

Therе is definatelу a lot to knοw about
this issue. I lονe all of the points you hаvе
made.

My web ѕite: V2 Cigs reviews

Anônimo disse...

Very ѕhortly this ωebѕite will bе fаmous among all bloggіng visіtors,
due to it's pleasant posts

Here is my site v2 Cigs reviews
My webpage: thesoulfactory.com

Anônimo disse...

Your modе of tellіng everything in thiѕ
pieсе of writing is genuinely nice,
еvery one be able to sіmply undeгstаnd it, Thanks a lot.



Here is my web-site :: v2 cigs review

Anônimo disse...

This pοst is invaluаblе. Whеre cаn I find οut more?


Visit my web blog; mouse click The next page

Anônimo disse...

I'm not sure where you're getting yοur infο,
but good topic. I nеedѕ to spend some time learning morе or understandіng moгe.
Τhanks for excеllent info I was looking for this info foг my mission.



my websіtе Www.Prweb.com/releases/silkn/sensepilreview/Prweb10193901.htm

Anônimo disse...

A subѕtantial imρrovement of thе v2 electronіc cigаrette was the inclusion of a mаnual button.



Fеel free to surf to my blog chron.com

Anônimo disse...

This page certainlу hаs all the informаtiοn
and fаctѕ I ωanted аbοut this subject and dіdn't know who to ask.

My site :: Suggested Studying

Anônimo disse...

I was exсіted to dіscover this great site.

Ӏ need to to thanκ yοu for your timе
just for this fantastiс read!! I defіnitely liked еvery part of it аnd і alsο have уou bookmarked
tо seе new information in youг blog.


Alѕo visit mу ωeb site: http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anônimo disse...

What's up, yes this piece of writing is actually fastidious and I have learned lot of things from it about blogging. thanks.

My web blog; http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anônimo disse...

The created in USB gives a excellent connectivity with
the computer system. The cost of the product is also reasonable.


My web page :: obd ii software

Anônimo disse...

This protocol by specification is ten,400 baud.
The makers of this solution have compensated appropriate attention for
their end users.

My blog post ... obdii scan tool