sábado, 3 de abril de 2010

Violência Domestica!!!

Hoje uma vez mais... lá apareceu uma noticia de violência domestica, essa triste realidade portuguesa, que considerávamos algo do tempo dos nossos avós... desta vez um aparente duplo homicídio seguido de suicídio!!! Um homem terá chegado a casa, assassinado a mulher e o filho e suicidou-se.

Na reportagem alguém (não estou focado neste caso mas no problema em si) falava de como as campanhas contra a violência domestica, não estavam a surtir efeito... Pois em vez de diminuir o número de casos, tinham aumentado...

Claro que aumentam... e vão continuar a aumentar... E vendo as coisas de forma superficial... a culpa é... das Mulheres!!!

Sei que são elas as principais vitimas... mas também sei que a "nova vaga" é da responsabilidade delas!! Que muitos homens são uns autênticos energúmenos, não há duvida nenhuma, que são muito agressivos, não há duvida nenhuma... mas será assim tão difícil ver isso??? Nos casos em que as pessoas se conhecem já adultas, é mais complicado ter uma ideia acertada sobre a personalidade da pessoa em questão, afinal de contas, basta meia dúzia de palavras bonitas para turvar o discernimento a muita miúda/mulher!!!

Agora a situação torna-se diferente na "nova vaga" as jovens adolescentes que nesta altura aceitam que uma chapada, seja normal num relacionamento!!! Elas andam na escola com eles, presenciam cenas gratuitas de pancadaria de agressividade contra colegas... mas são Cools... e elas sentem-se importantes... são as namoradas dos "mauzões" depois vão enfardando!! Depois há aquelas que simplesmente aceitam as agressões porque as amigas também aceitam!!!

Ora bolas... sei que haverá situações que não há indicações nenhumas do "feitio do animal" mas facilitar é estar a pedir!!!

Não estou de maneira alguma a desculpabilizar os homens, mas ajudava bastante as miúdas/mulheres abrirem os olhos!!!

Muitas situações seriam fáceis de evitar... e se agora são só umas chapadas... amanhã vão ser uns murros e uns pontapés... e no futuro vão ser mais um número na estatística!!!


7 comentários:

A Minha Essência disse...

Bom, bom...
Este tema não é nem pode ser visto de uma maneira tão linear... tão leviana! Porque repara!
Acredito que ninguém gosta de levar "porrada" dia e noite! Ninguém gosta de ser humilhada, mal amada e outras coisitas mais nos entretantos... (Concordando que existem miúdas por querer serem cool ficam cegas, com os neurónios afectados!)
Mas no grosso número de "violência doméstica" se passa com mulheres que não têm a sua dependência financeira. Estão com 2 ou mais filhos. Só isso se formos a pesar na balança, condiciona e muito a decisão de deixar o indivído (que apesar dos maus tratos fisícos, até põe comida e dá um tecto!) É muito contorverso, mas é a realidade em muitos casos, isto se não for a maioria! Reafirmo: nada justifica a passividade da vitma mas pesa, infelizmente... Sem falar que quando o medo, a pressão psicológica se apodera, tudo fica mais complicado...

Claro que tem de haver um basta para este crime!
Como também para estes actos violentos que afectam a vitima fisicamente e psicologicamente! Sem falar nas pessoas envolvidas à vítima que acabam por entrar no mesmo pesadelo, nomeadamente filhos.
São pesadelos que só quem passa por isso é que sabera dizer de sua justiça. Contudo, temos que perceber de uma vez por todas que VIOLÊNCIA DOMÉSTICA é um CRIME PÚBLICO!! Com isto quero dizer que se assistirmos a um acto desta natureza, se soubermos que algum caso que temos o DEVER de ajudar a vitima. Chega de pensar à antiga: briga de marido e mulher, ninguém mete a colher! Basta com essa mentalidade passiva! Basta de ser egoista! Basta! Basta!
Temos que pensar acima de tudo que essas vítimas por vezes, estão tão maltratadas psicologicamente, afectadas de tal maneira que nem forças têm para agir. Podemos pôr à mistura o medo que quando se apodera, congela o corpo e o cérebro.

É de facto muito complicado e difícil de aceitar tamanha mostruosidade por parte desses predadores que se dizem HOMENS!
Em casa se fazem de valentes e na rua são uns borra-botas...
No fundo, no fundo são uns coitados, uns frustrados e cobardes por querer valer a sua masculinidade com o elo mais fraco.
Patologias muito destorcidas desses predadores...

Termino este comment a louvar todas as MULHERES que conseguem se libertar dessa teia (muitas vezes sabe-se lá como) e começar uma vida nova... com mazelas, sequelas mas com a esperança de uma vida melhor... um recomeço...

Essas sim, são umas grandes MULHERES!!!

Beijos :D

Velho do Restelo! disse...

A Minha essência:
Sem dúvida... Mas atenção... o futuro está na "nova vaga"! Porque se querem alterar a situação, não podem deixar as coisas avançar ainda mais. Pelo que vejo e conheço da nossa sociedade, terá que haver um ponto de viragem, pois este é um crime que tem vindo a aumentar, pelo menos no que diz respeito aos desfechos trágicos, tem que haver um basta. O facto de ser um crime público poderia ser suficiente para diminuir, mas infelizmente as pessoas não se querem meter (a tal historia de entre marido e mulher não se meter a colher)! Ninguém quer confusões... preferem levantar o som da tv do que ligar e denunciar!!! Portanto, para mim a solução passa pela NOVA GERAÇÃO que infelizmente não estão a ir pelo caminho certo!!! Pode ser que consigam abrir os olhos!!! Quanto aos homens... se houvesse algum condenado a uns 4 ou 5 anos de prisão por dar uma chapada... possivelmente nem teriam coragem de levantar a mão quanto mais bater...

KIKA disse...

Só de ler o teu post, sinto raiva e nojo desses homens que se aproveitam dessas mulheres indefesas.
Sempre se ouviu falar e se vai continuar a falar. Infelizmente ninguém faz nada contra esses homens e proteger essas mulheres e a sociedade vê e ouve pávidos e serenos.
Uma vergonha!

Valdecy Alves disse...

Olá!

Recentemente o Instituto Sangari publicou estudo sobre a violência nos últimos 10 anos no Brasil. Dados alarmantes, que demonstram que a violência que nos assusta no local onde moramos é um fenômeno nacional. O QUE ESTÁ ACONTECENDO? ALGUMAS REFLEXÕES? QUAL O PAPEL DE TODOS? Leia! Divulgue e deixe seu comentário:
www.valdecyalves.blogspot.com
Veja um vídeo do qual participei comentando sobre a violência na mídia:
http://www.youtube.com/watch?v=ljsdz4zDqmE
FELIZ PÁSCOA PARA TODOS! Não deixe de seguir o meu blog e assinar o feed.

Senhor Geninho disse...

Ora aqui está um tema que me interessa particularmente porque já fui chamado a situações destas inúmeras vezes. Numas, horas depois de a agressão ter ocorrido noutras, com as vítimas acabadinhas de espancar. É óbvio que o nível de violência varia e caso para caso. Já vi algumas sem qualquer marca (porque só levaram uma lambada) mas também já vi algumas que ficaram irreconhecíveis.
Em qualquer uma das situações a minha postura é a mesma. Promover o tratamento da vítima (se ela o quiser) e identificar o agressor para poder relatar a situação ao Tribunal competente.
Sem querer estar a aprofundar as questões que levam uma mulher a submeter-se a maus tratos durante uma vida inteira porque não tenho vocação para psicólogo, direi apenas que em muitos casos o velho ditado "quanto mais me bates mais eu gosto de ti" é o que predomina. Já vi muitas situações em que a mulher vitimizada nos chama ao local onde, num pranto, nos conta tudo aquilo de que foi vítima e um ou dois dias depois está a passar em frente ao posto de mão dada com o animal todo sorridente. Há ainda aquelas que levam na tromba, chamam-nos para nós as salvarmos porque, segundo elas, o marido está prestes a tirar-lhe a vida, e quando nós chegamos e lhes fazemos umas festinhas porque a besta se virou a nós ainda desatam a chorar porque lhes estamos a fazer dói-dói. Eu tento entender mas é muuuiiittto difícil.
Mas há uma coisa de que ninguém ainda falou. Dizem que as mulheres são umas coitadas, que são as vítimas mas isso já não é bem assim. Querem uma prova? Nada mais simples. Elas já não são anjinhas como antes e para comprová-lo está o aumento de 35% nas queixas de violência doméstica em que as vítimas são HOMENS! Já pensaram que também há homens que são vítimas das mulheres? Homens que também são agredidos, humilhados, maltratados e que não fazem nada para mudar isso pelo mesmo motivo que as mulheres não o fazem. Porquê que estes casos são pouco conhecidos? Porque há a vergonha em denunciá-lo para não passarem por mariconços, por frouxos que nem são capazes de fazer frente à mulher, para não serem gozados. É bom que se comece a falar nisso porque são estes casos são mais frequentes do que vocês julgam.

Há ainda uma outra questão. A violência doméstica não é só a agressão por parte de marido e mulher. Os casos entre pais e filhos também são mais frequentes bem como o contrário. Já assisti a diversas situações em que os filhos, já adultos, agridem os pais para lhes obrigarem a dar aquilo que pretendem (dinheiro, principalmente).

A violência doméstica sempre existiu. A violência sempre existiu. Faz parte da nossa natureza e isso nunca vai mudar...

O que posso dizer às vítimas sejam homens ou mulheres, seja de que tipo de violência for, é:
Resistam, lutem, denunciem os abusos, denunciem as agressões! A vida é demasiado preciosa para que nós deixemos que outros a destruam...

Velho do Restelo! disse...

Pois é Geninho... Infelizmente acabamos por quase sempre associar a violência doméstica ao homem que maltrata a mulher, e esquecemos o resto!!!
Por acaso sabia da situação inversa... mas nesta altura em que fiz o meu post "estava sob a influencia" de mais uma noticia de tv.
Mais concretamente o quão me revolta que miudas que tinham tudo para repudiar e recusar essas situações, e as vão encarando como ACEITÁVEIS e NORMAIS num relacionamento!!!
Nem me lembrava do "teu lado"!!! Não deve ser nada fácil, ver as vitimas, passarem rápidamente de vitimas a defensoras dos agressores, a voltarem para os braços deles!!!
Suponho que ao fim de algumas vezes... comecem a encarar as situações de outra forma!!!
E ao fim de algum tempo quase daria para fazer uma lista de apostas, sobre quando elas passam à frente do posto com eles... ou de quanto tempo demora até terem que voltar ao mesmo sitio pelo mesmo motivo!!!

Senhor Geninho disse...

Acredita que se isso rendesse dinheiro eu já teria uns trocos a mais no bolso. É triste mas é a realidade! Um abraço.