quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Morreu Benazir Bhutto...

Foi assassinada hoje uma das mulheres que eu mais admirei! Tinha a certeza que ela iria ganhar as eleições! Como o assunto é melindroso não vou expressar mais nenhuma opinião e limitar-me a transcrever uma peça do PortugalDiário:

Em 1988, com apenas 35 anos, Benazir Bhutto foi a primeira mulher a ser eleita primeira-ministra de um país islâmico e, até ao seu exílio, em 1999, destacou-se como uma das líderes políticas femininas mais influentes.
A malograda líder da oposição, que tentava regressar ao poder nas eleições agendadas para 8 de Janeiro, depois de ter voltado ao Paquistão a 18 de Outubro deste ano, pretendia também demarcar-se das suspeitas de corrupção que a levaram a nunca conseguir completar nenhum dos seus dois mandados (1988-90 e 1993-96) e a finalmente a sair do país, para o Dubai, onde esteve oito anos.
A sua partida permitiu-lhe escapar a um processo por alegado desvio de fundos públicos que lhe foi movido depois do golpe militar que em 1989 colocou o actual presidente, Pervez Musharraf, no poder.
A sua vocação política foi quase uma herança paterna do primeiro-ministro paquistanês Zulkifar Ali Bhutto (que liderou o país entre 1973 e 1977) e foi executado pelo ditador Zia ul-Haq, em 1979. Após a sua morte, Bhutto, tomou os destinos do Partido Popular do Paquistão (PPP), fundado pelo pai.
A formação académica, com a passagem pelas universidades de Harvard e Oxford, deram ao PPP o tom mais democrático do espectro partidário paquistanês.
As pressões internacionais exercidas sobre Musharraf permitiram o seu regresso ao país, este ano. De imediato, a líder da oposição prometeu luta a qualquer ditadura no seu país assim como combate aos radicais islâmicos.
No dia que regressou ao país, foi alvo de um atentado. Escapou ilesa, mas mais de uma centena de pessoas perderam a vida.
Hoje, aos 54 anos, foi Benazir Bhutto que não resistiu a um atentado na cidade de Rawalpindi.

Nenhum comentário: