sábado, 22 de dezembro de 2007

Estão presos, mas não são assim tão burros...

Pelo que li no PortugalDiário e que aproveito para fazer uns recortes:

"Nenhum recluso aderiu até agora ao programa de troca de seringas na prisão de Paços de Ferreira, segundo o sindicato dos Guardas Prisionais, que coloca a hipótese de os detidos desconfiarem do sistema e recearem ser prejudicados quanto a saídas precárias, noticia a Lusa.
Quer o Instituto da Droga e Toxicodependência quer a Direcção-Geral dos Serviços Prisionais (DGSP) sublinharam à Agência Lusa que o Programa Específico de Troca de Seringas (PETS) está assente no princípio da confidencialidade e que apenas os serviços de saúde devem conhecer a identidade dos detidos inscritos voluntariamente.
O dirigente sindical lembrou os alertas do SCGP, desde a «discriminação da restante população prisional para com os reclusos [que aderem ao programa] por causa da quebra de confidencialidade até à manutenção dessa mesma confidencialidade».
De acordo com o que conhece sobre o comportamento dos reclusos, Jorge Alves pensa que o medo de saídas precárias ficarem comprometidas devido à adesão ao PETS (e assim serem «denunciados» como consumidores de drogas) pode ser uma das hipóteses para a ausência de adesões ao programa.
«Essa pode ser uma das hipóteses, um dos factores que dificulte a adesão. O próprio preso vai pensar que [vai afectar] a avaliação [do processo de saída precária]. A avaliação final é do juiz de execução [de penas], mas esta é uma leitura do processo do recluso entre o educador [do recluso], do chefe de guardas, o director do EP, o juiz de instrução e os técnicos de reinserção», referiu. " in PortugalDiário

Ora bem! Os homens estão presos muitos deles por causa da droga, ELES SABEM que é ilegal, como tal parece-me lógico que desconfiem, afinal de contas ELES ao aderirem ao programa estão claramente a dizer que são consumidores o que continua a fazer deles toxicodependentes e como tal "Não merecedores" de precárias e por outro lado torna bastante provável que comecem a ser vigiados e assim a probabilidade de apanhar o traficante seria elevadíssima o que sem grande inteligência qualquer traficante deixe de vender a quem adere ao programa!!!
Não sei se sou eu que estou errado... mas como fui, sou e serei sempre contra o programa de troca de seringas, parece-me tão lógico, que só é pena é não me pagarem umas belas dezenas de milhar de euros para fazer um estudo sobre a situação...

Nenhum comentário: