terça-feira, 24 de julho de 2007

A irresponsabilidade dos mais velhos...

Todos os dias da semana tenho de conduzir, sou mesmo obrigado a conduzir, o meu trabalho assim o exige, hoje não foi excepção, todos os dias vejo fazer disparates, e certamente também faço alguns, mas não é sobre os condutores que eu quero falar, mas sim sobre os peões, todos nós somos peões, mas só alguns são condutores.
Eu não sei se é só à minha frente ou se acontece também a outros condutores, que surgem peões que fazem questão de nunca sujar aquelas listas brancas que alguém pintou na estrada, como se não quisessem desrespeitar o trabalho que aquelas pessoas tiveram, e não sei se será só comigo que a maior parte desses peões que fazem questão de nunca pisar as listas brancas são na maior parte das vezes, aquelas pessoas que andam com mais dificuldades… É impressionante a quantidade de idosos que atravessam as estradas sem ser nas passadeiras, mas a menos de 20 metros e em muitos casos passadeiras em semáforos, com o vermelho para os peões e lá vão eles gastos pela vida muitas vezes de bengala ou muletas, fora da passadeira com o “direito” a passar porque quando nasceram quase não havia carros e podiam atravessar à vontade, pior ainda conseguem fazer tal proeza com os netos pela mão e em avenidas com 3 faixas de rodagem como a Av. da República em Lisboa. Felizmente nem sempre acontecem tragédias, curiosamente, quando acontecem querem sempre atribuir a responsabilidade ao excesso de velocidade.
Sinceramente eu atravesso muitas vezes a estrada fora da passadeira, mas ainda não sou muito “velho”, mas quando estou cansado tenho gosto em valorizar o trabalho de quem pinta as passadeiras…

Nenhum comentário: